6 Dicas para você ter uma vida financeira e profissional mais equilibrada

O que todo mundo gostaria de ter na sua vida financeira é ter as contas pagas em dia e ainda ter algum dinheiro sobrando para investir mais no negócio, não é mesmo?

O problema é que nem todo mundo sabe como fazer isso. Então, separamos para vocês algumas dicas simples para vocês seguirem a risca e ter mais equilíbrio na vida financeira e  profissional, confira agora:

 

1- Defina objetivos financeiros

É importante saber onde se quer chegar. Por isso, a definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em valores monetários, onde é possível saber quanto falta para alcançar cada objetivo. Saiba mais neste post: Por que devemos planejar nossas finanças?


2- Elabore seu orçamento

A elaboração do orçamento geralmente é feita em três passos: (1) Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente; (2) Avalie seus gastos atuais e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos profissionais de longo prazo; e (3) Acompanhe de perto suas futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado.

 

3- Controle suas dívidas

Para o sucesso do seu planejamento é importante manter as dívidas sob controle.

Tenha consciência de que existem dívidas boas como, por exemplo, financiamento de um escritório ou consultório e dívidas ruins como as do cartão de crédito ou cheque especial, sendo necessário se livrar das ruins o quanto antes.

 

4- Faça uma reserva para emergências

É necessário estar preparado para imprevistos que possam acontecer. Por isso, montar um fundo de emergência é justamente se preparar para eventualidades financeiras, como consertos no escritório ou consultório, problemas de saúde ou até perda de um cliente que contribui para diminuir sua renda. Para não entrar em desespero, é importante ter tranquilidade financeira em momentos como esses e um fundo de reserva que garanta isso.

 

5- Tenha disciplina

A dica mais valiosa é essa, tenha disciplina. As demais são essenciais, mas sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso profissional e financeiro.

Muitas vezes, por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir o montante programado ou gastando mais do que havíamos calculado. Isso pode causar danos irreversíveis no longo prazo.

 

6- Seja equilibrado

O principal objetivo em organizar a vida financeira é viver bem tanto no presente quanto se preparar para estar bem também no futuro.

Ao investir nosso dinheiro, devemos dividir o montante entre objetivos de curto prazo (viajar/ férias ou trocar de carro/ compra de material) mas também os objetivos mais distantes (aposentadoria).

 

Veja mais dicas sobre finanças em nosso Blog nesses artigos:

Posts mais recentes