DICAS PARA AUTÔNOMOS: 5 PASSOS PRÁTICOS PRA ORGANIZAR A VIDA FINANCEIRA!

Autônomo, hoje vamos dar dicas práticas de como cuidar do seu dinheiro. Chega de desespero no final do mês esse artigo foi feito pra você! Vem ver essas dicas que o Romie separou pra você!

A pergunta que não quer calar, só quem ganha salário pode investir? Mas é claro que não! Pessoas que são autônomas também podem investir.

Se você é um autônomo que trabalha com agendamento de clientes, por exemplo, psicólogos, manicures, personal trainer, professores particulares, fisioterapeutas, ou seja, que já possui clientes fixos no mês, é possível saber quanto vai faturar mensalmente e ter um planejamento mais fácil do que outros tipos de autônomos como por exemplo, os freelancers, que não sabem ao certo quanto irão ganhar mensalmente e precisam de muita disciplina para planejarem sua finança.  

Se você é autônomo acompanhe o nosso Blog que temos dicas pra vocês! Para você que precisa de organizar financeiramente e ter o controle de pagamentos dos seus clientes, inscreva-se no Romie.com.br, é gratuito! Para começar as nossas dicas de hoje, preste muita atenção. Pegue os 3 extratos bancários dos últimos 3 meses e pega também a fatura do cartão de créditos, para saber detalhadamente quais são os gastos do cartão de crétidos.

Agora você, autônomo, vai separar 3 horas e sentar para organizar todas as suas contas. Isso mesmo. É preciso de disciplina e tempo para se organizar financeiramente.

 

1° passo:

É levantar os custos da sua vida financeira pessoal e da profissional, é importante enfatizar que não são coisas unidas. A primeira coisa que é preciso fazer para quem é autônomo é separar o que é dinheiro de PF (pessoa física) e o que é dinheiro PJ (pessoa jurídica). Por exemplo, a conta de luz da sua casa, entra nas contas da PF e a conta de luz do escritório entra nas contas da PJ, agora se você trabalha na sua casa, você pode fazer uma divisão de custos, isso mesmo. Divida meio a meio. Outro exemplo, custo de gasolina que você vai da sua casa para o escritório, não é você autônomo que tem que pagar, e sim a sua empresa, é na conta da PJ. Então, separe suas despesas.

No Romie você pode imputar essas informações de forma simples e fácil.

 

2° passo:

É saber a média de quanto você teve de receitas e gastos, basta somar todas as receitas (ganhos) dos últimos 3 meses e dividir por 3. E a mesma coisa para seus gastos, some todos os 3 últimos meses e divida por 3 para saber a média de gastos. Depois diminua os ganhos (receita) dos gastos (despesas), o resultado que fica não é da pessoa física, ou seja, é da empresa. Por isso, que tudo o que você gasta (PF) e tudo o que sobra é da empresa (PJ) e não é seu.  

No Romie.com.br, você não precisa fazer esse cálculo, chega de planilhas de cálculos, basta imputar essas informações que o sistema faz o cálculo automaticamente para você.


3° passo:

Tenha uma conta corrente para você (Pessoa Física) e uma conta para a empresa (Pessoa Jurídica). Isso é importante pois você precisa separar as duas coisas para não confundir os orçamentos.

 

4° passo:

O grande erro dos autônomos é achar que tudo o que sobra é dele e não da empresa. O que você precisa fazer é uma reserva para a empresa de pelo menos 6 meses. Afinal se você é um custo para sua empresa, logo se a empresa tiver uma reserva de 6 meses, ela vai poder bancar os custos e da própria empresa, e o seu “salário”. Então, essa noção de que não é você que banca a empresa, é a empresa que te banca. Logo a sua primeira iniciativa, vai ser juntar uma reserva, na conta PJ da empresa, de 6 meses pelo menos.

 

5° passo:

Como fazer para turbinar a vida profissional do autônomo? Para turbinar os investimentos e o crescimento de um autônomo, aumentando o VALOR dele. Se hoje você chegou no limite dos seus atendimentos, significa que você tem que aumentar o seu valor. E para você aumentar o seu valor, você precisa usar a reserva da sua empresa, aquela que você vai fazer como dissemos, para investir no seu único funcionário, que no caso, é você mesmo e também investir na sua empresa, no seu negócio, seus equipamentos e materiais por exemplo. Não é porque você é um autônomo que você não deva agir como um empreendedor. Por exemplo, um personal trainer, pode investir em um curso de aperfeiçoamento, ou em uma especialização. E isso vale para qualquer outro tipo de profissional liberal. Quanto mais especializado você for, mais você pode cobrar pelo seu trabalho ou serviços. Assim, o valor do seu produto, será maior do que a média do mercado. E o mercado paga, porque você entrega aquilo que ele está comprando. Então, não adianta ter só preço, você precisa ter VALOR. E é assim que você vai enriquecer, mesmo sendo autônomo.

 

Gostou desse artigo? Conhece outros autônomos que vão gostar de ler também, compartilhe com eles.

Posts mais recentes