Dicas financeiras para o final do ano

A vida às vezes parece ser uma grande maratona. Fazemos diversas coisas, estamos sempre correndo contra o tempo. Dá para acreditar que já estamos praticamente no final do ano? Faltam só 2 meses e poucos dias para colocar tudo em ordem e começar o novo ano numa boa.

Esse pode ser o momento certo para começar novos planos, fazer cursos que gostaria, dar uma repaginada na vida profissional. Ou fazer aquela viagem de férias em um resort, mas você ainda não foi atrás disso. Que tal já iniciar as pesquisas? Ou, ainda, caso o seu sonho seja ter a casa própria, esse é o seu momento de levar os planos mais a sério e tirar do papel. Mas todos esses desejos, por mais diferentes que pareçam, precisam da mesma coisa: planejamento financeiro!

Então, vamos por partes: responda as perguntas abaixo com sinceridade, vamos lá!

  • Qual é o seu objetivo? Onde você quer chegar?

Em primeiro lugar, determine onde você deseja chegar, qual é o seu objetivo. Pode ser qualquer um dos sonhos que já falamos, mas é importante que você saiba exatamente o que quer, determinar qual o valor que irá precisar e quando irá realizar.

– Se você estiver endividado o seu principal objetivo é quitar as dívidas!

Então, um bom jeito de começar o próximo ano com o pé direito é já se programar para colocar logo um fim nessa pendência! Continuar empurrando com a barriga só vai fazer com que os juros aumentem e fique cada vez mais difícil de pagar.

  • Qual é a melhor rota?

Para chegar aos seus objetivos, é importante avaliar seus gastos. Por exemplo, você é autônomo e tem o costume de ir a bares e restaurantes na hora do almoço, é importante mudar esse hábito para poder conseguir economizar. Mas, se você não estiver disposto a diminuir o gasto com alimentação, pode fazer várias outras alterações nas despesas e que, no fim, ajudam a economizar. Agora, se você está com dívidas no cartão de crédito, melhor voltar a sua atenção em pagar logo a fatura, trocando a dívida por uma mais barata - como um empréstimo pessoal (que costumam ter a taxa de juros menores) para quitar de uma vez essa pendência.

O mais importante neste momento é saber como anda seus gastos do consultório/ escritório, ver pra onde vai todo o seu dinheiro. Se você for profissional liberal, vale muito a pena contar com a ajuda do Romie.

Você pode se organizar anotando todos os seus ganhos e gastos do seu trabalho, através do nosso sistema que é totalmente responsivo, ou seja, você consegue usá-lo sem precisar baixar nenhum app para acessá-lo no seu celular, computador ou tablet. E aí, é só fazer uma análise dos gastos e ver onde dá para economizar!

O importante é… Ano Novo = novos hábitos!


Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares! 

Posts mais recentes