Reunimos algumas dicas de finanças para manter seu negócio crescendo. Confira!
1) Organize seu fluxo de caixa
O fluxo de caixa é importante, por isso é necessário saber todo o dinheiro que entra e sai de seu negócio. É a partir dessas informações constantemente atualizadas que é possível verificar se o saldo está positivo ou negativo. Caso o saldo esteja no vermelho frequentemente, você precisa rever todas as movimentações financeiras de seu negócio.
2) Corte gastos
Identifique e elimine todos os gastos extras da sua empresa. As grandes e pequenas despesas devem ser passadas a limpo: desde o papel gasto na impressão, passando pela luz acesa sem necessidade até o fornecedor que aumentou repentinamente o preço de uma matéria-prima ou material.
3) Não se esqueça do capital de giro
O empreendedor precisa dispor de uma reserva de dinheiro para lidar com problemas que podem surgir de última hora. O capital de giro é a garantia de que os negócios podem fluir mesmo em condições mais adversas da economia, por isso é preciso bastante atenção e disciplina na hora de administrar esses recursos. Lembre-se que ele deve ser utilizado apenas em casos emergenciais.
4) Separe a conta pessoal da empresarial
Alguns profissionais não veem problema em misturar as finanças do negócio com as pessoais. Entretanto, ao manter essas duas contas conjuntas, nunca haverá lucratividade no negócio. Outro complicador nesses casos é a dificuldade em reinvestir o dinheiro gerado no negócio sem utilizar os recursos pessoais. Mantenha as duas finanças separadas e lembre-se que o lucro da empresa serve para investir em seu crescimento. Se for o caso, o profissional pode estabelecer um salário que ajuda em suas despesas pessoais, mas que não comprometa os recursos financeiros do negócio.
5) Ajude suas finanças: utilize um sistema de gestão empresarial
Já imaginou as informações de fluxo de caixa, plano de contas e controles financeiros, reunidos em uma única ferramenta? O Romie é um sistema de gestão financeira para profissionais liberais que trabalham por aulas, consultas, atendimentos ou sessões oferecendo soluções simples e seguras para o profissional focar no que realmente importa: os clientes. Experimente é gratuito, acesse: www.romie.com.br.