Controlar os custos e despesas é importante para o sucesso do seu negócio.
Você sabe o que representa cada tipo de gasto?
É importante estar atento às atividades econômicas e de todo o fluxo de caixa, para se ter a noção de sustentabilidade do negócio no curto, médio e longo prazos.
Mas qual a diferença entre custos e despesas?
Custos: são gastos com matéria-prima, mão de obra e gastos gerais, que incluem depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza, viagens de trabalho e diversos outros itens.
Despesa: engloba todos os gastos relativos à administração do seu negócio. Ou seja, são os desembolsos necessários para manter a estrutura funcionando, porém, não contribuem diretamente para a geração de novos itens que serão comercializados.
Podemos citar como exemplos de despesas as contas de água, internet, o aluguel do prédio, os materiais de escritório e gastos com estrutura.
Vale se fazer sempre a seguinte pergunta: a falta desse gasto afetaria a produção ou a atividade do objetivo social do negócio? Caso a resposta seja positiva, configura-se como custo. Caso seja negativa, trata-se de despesa.
Conhecendo bem os custos e despesas, é possível apertar um pouco em um lugar, afrouxar no outro e ir adaptando as receitas conforme for necessário.
Precisa de uma organização financeira para o seu negócio? Temos a solução!
Use o Romie.com.br e automatize suas tarefas financeiras que tomam tempo e exigem dedicação e atenção. Tenha a facilidade de um software de gestão financeira em suas mãos.
Cuide de suas finanças de qualquer lugar, online, você pode usar do seu computador, tablet ou celular. Tenha a possibilidade de ter vários relatórios simples de custos e despesas que farão a diferença na sua tomada de decisão. Além disso, é possível gerar recibos, saber o fluxo de caixa, quanto cada cliente está pagando por sessão, entre outros.
Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos.