Como se organizar financeiramente

É mais comum do que se imagina: contas atrasadas, gastos altos, e pronto, fica difícil manter os pagamentos em dia e as dívidas podem aparecer.

Acompanhe nossas dicas para não ficar no vermelho e se organizar financeiramente.  

  • Saiba qual é a real situação das suas finanças

A primeira coisa que você deve fazer é saber qual é sua real situação financeira. Coloque tudo no papel, contas a receber, contas a pagar e pra quem. Até pequenos débitos devem constar no seu controle.

  • Faça uma análise completa do seu orçamento financeiro profissional

Dedique uma atenção especial, afinal é o seu ganha-pão, ao orçamento financeiro profissional e trace um plano para quitar as pendências, se houver.  

Liste todas as receitas que recebe, como pagamentos, dinheiro extra etc. Em seguida, coloque no papel as despesas fixas, como aluguel, condomínio e contas de água, luz etc. Por fim, liste outros tipos de gastos variáveis, como estacionamento, compras de material, etc. Com essas informações, você tem a possibilidade de descobrir onde é possível cortar gastos para quitar as dívidas existentes e sair do vermelho.

  • O Romie é uma das ferramentas que pode te ajuda

Organizar os custos e recebimentos dos seus atendimentos é muito simples e rápido! Cadastre-se gratuitamente e você terá simplicidade e praticidade te ajudando a ganhar tempo.

Com planejamento e organização, sair do vermelho é possível. Para não passar por essa situação novamente, investir no controle financeiro e no corte de gastos são dois passos essenciais. Não gaste mais do que ganha e crie uma reserva de emergência para gastos que não foram previstos. Gerencie suas finanças com sabedoria e viva com mais segurança.

 

Gostou deste post? Não deixe de ler também o post que fala sobre: Entenda como separar as finanças profissionais das pessoais

Posts mais recentes