Todo mundo sabe que dinheiro não é tudo. Mas também não é segredo que com ele se consegue muita coisa, não é mesmo?
Inclusive pode ajudar a concretizar seus grandes sonhos como colocar em prática a vontade de ter um negócio próprio, por exemplo. Mas para isso, você precisa estar disposto a mudar para chegar onde quer, certo? Então olha a notícia boa: o Romie te ajuda a encontrar o seu melhor caminho para isso! Veja as nossas dicas para tornar o seu sonho de empreender em realidade:
1) Resolva um problema real das pessoas com a sua ideia!
O foco pode ser resolver um problema real das pessoas, oferecer um serviço que ajude elas ou um produto que demandem.
Se, por outro lado, você já tem uma ideia do que quer fazer, não deixe de sempre pensar em como melhorá-la! De qualquer forma, o mais importante é não desistir! Para isso, é preciso muita criatividade. Você já deve ter feito ou precisa fazer um brainstorming (tradução do inglês, é uma tempestade no cérebro. Toda ideia que você tiver é importante que ela seja detalhada, mesmo que de início pareça meio fraco. Pegue papel e caneta e mãos à obra!
2) Tenha um plano de negócios!
Estabeleça para onde ir e o que quer atingir. Nessa hora, algumas perguntas podem te ajudar a tornar tudo mais claro:
– Quando espero recuperar o dinheiro que investi no início?
– Qual é o lucro quero ter daqui 5 anos?
– Daqui quanto tempo pretendo fazer uma melhora significativa no meu serviço ou produto?
Esse planejamento detalhado vai te ajudar a manter a saúde financeira do seu negócio de forma equilibrada e a saber se você está indo pelo caminho certo!
3) Diminua os gastos!
Sejamos realistas: a chance de, bem no início do projeto, o seu negócio te trazer um super lucro é pequena. Então, já se prepare para o contrário!
Lembre-se de que vai ser necessário um investimento seu para fazer as primeiras divulgações da marca.
4) Tenha as contas bancárias separadas!
Sempre falamos sobre isso aqui, é importante ter contas separadas, uma para suas contas pessoais e outra para suas contas profissionais. Mesmo que você seja o único funcionário da empresa. Lembre-se de que no começo é muito interessante utilizar o lucro para investir em melhorias para seu negócio ou então guardar para possíveis emergências!
5) Divulgue-se!
Todo negócio precisa ser divulgado. Não tem outro jeito! E as redes sociais podem ajudar muito com isso! A vantagem de usar esse meio digital é que ele não exige muitos investimentos. É gratuito, você pode criar páginas online para a marca e esperar que elas cresçam naturalmente. Mas também existe a possibilidade de fazer anúncios pelas redes sociais e outros meios digitais o que costuma ser mais barato do que focar em publicidade tradicional.
6) Sempre peça feedback dos clientes!
Saber a opinião daqueles que usam o seu serviço ou produto é fundamental para entender se está alcançando o caminho certo. Principalmente no início, quando você ainda estiver descobrindo esse novo universo, pergunte o que poderia melhorar e encare isso como uma crítica construtiva e um aprendizado!
Empreender exige determinação e organização financeira, por isso o Romie pode te ajudar a controlar suas contas a pagar e receber de forma automatizada. Experimente é gratuito, acesse: Romie.com.br.