Todo o mês é a mesma coisa. Você fala que vai controlar seu dinheiro, se planeja, pensa em estratégias para diminuir os gastos, anota tudo na agenda… E surge uma tentação que é difícil resistir: uma compra que não estava esperando e acaba gastando muito mais do que queria. O famoso gasto por impulso.
Às vezes, uma novidade no meio do mês pode ser bom, o problema é quando se aumenta a frequência dos gastos por impulso. Por isso, é importante conhecer algumas dicas para evitar os gastos por impulso, fique ligado nessas dicas do Romie:
1 – Esperar é sempre bom
Quando se trata de um gasto por impulso, você sabe que não precisa do produto naquele momento. Então, não tem problema nenhum esperar um pouco para comprá-lo. Talvez algumas horas, um dia ou até uma semana – escolha qual é o período que dá certo para você. Assim, você pensa melhor e analisa se vale a pena. Se o interesse do primeiro momento passar, pode ter certeza que nem era tão legal assim, não é mesmo?
2- Evite andar com mais dinheiro do que você pretende gastar
Dinheiro na mão é vendaval. Já ouviu essa expressão? Então, se você está determinado a não fugir do planejado, saia apenas com a quantia que pretende gastar. Isso vale até para as compras do supermercado. Compre apenas o que estiver na sua lista. Porque, senão, você terá que fazer escolhas. Não deixe de colocar as opções na balança para escolher o que for melhor para você. É sempre prudente pensar se vale a pena comprar.
3 – Faça uma lista de coisas que você precisa comprar
Outra forma de evitar gastos não planejados é se manter fiel ao que você realmente precisa. Faça uma listinha com itens que deseja e deixe-a sempre com você. Assim, vai ser muito mais fácil manter o foco e não se confundir com aquilo que já estava no orçamento. Ah! E tenha determinação para não deixar a lista de lado logo na primeira tentação!
Se o seu objetivo é evitar os gastos por impulso que vêm atrapalhando o seu orçamento, essas dicas vão te ajudar!
Gostou dessas dicas? Compartilhe com os amigos!